[googlee926c2454a0c3656.html] EMEF Florestan Fernandes: Jornada Cultural - 20 anos de Florestan Fernandes e Consciência Negra

botões

Jornada Cultural - 20 anos de Florestan Fernandes e Consciência Negra



A Escola Florestan Fernandes realizou neste ano, diversos projetos, trabalhando múltiplos temas do nosso cotidiano, como: cidadania, ética, mulher, racismo, matemática, meio ambiente, eficiência energética, entre outros. No 4° bimestre, o tema proposto foi “Florestan Fernandes e Consciência Negra” que teve como objetivo valorizar os 20 anos de nossa Escola, estudando a vida do sociólogo e nosso patrono Florestan Fernandes. Na oportunidade, foi trabalhado o tema consciência negra, estudando o racismo, a discriminação, a cultura africana e indígena na formação do povo brasileiro. Após o periodo de estudos, foi realizada a Jornada Cultural, quando os estudantes socializaram suas aprendizagens junto aos estudantes das outras turmas e para suas familias.



1° ano A
 Musical - A cor do menino




1°ano B



 Leitura de Poema Florestan Fernandes
Exposição de cartaz: Florestan Fernandes

1°ano C
 Cultura afro-brasileira
 


2°ano A
Cultura Africana

Roda de capoeira

        Exposição: Produção textual - Florestan Fernandes

2°ano B
Contação de histórias - O pote vazio




3°ano A
Contação de Histórias: Menina Bonita do Laço de Fita e
O mundo no Black Power de Tayo
Jogral e música: África
Leitura dos poemas: Zumbi dos Palmares 
e Filha da Liberdade

3°ano B
Contação de história: Menino de todas as cores
 



jogos africanos: Mancala e Shisima


4°ano A
Exposição e coreografia



4°ano B  
Exposição e homenagem - 20 anos de Florestan Fernandes
Música: Identidade - Jorge Aragão e leitura do poema:
A canção do africano - Castro Alves







4°ano C
Coreografia da música: Pérola Negra
Desfile - moda africana e exposição




5°ano A
Culinária, tecidos, bonecas e brincadeira africanas




5°ano B
Teatro e Exposição

 


5°ano C
Leitura de poemas e exposição de máscaras africanas




5°ano D
O continente africano


 6°ano A
Navio Negreiro



6°ano B
 Coreografia da música Waka-Waka
Cultura Aficana - Arte e Música
Leitura de poemas


6°ano C
Quem é Florestan Fernandes?



6°ano D
Linha do tempo e homenagem ao 
Professor Florestan Fernandes



7°ano A
Teatro - Menina Bonita do Laço de Fita


 


Roda de samba e Capoeira


7°ano B
Nossa Escola, Nossa História
Teatro - Trajetória de Florestan Fernandes
 






 



7°ano C
Florestan Fernandes
Raça e gênero nos espaços de poder




7°ano D
Rótulos

Oficina de turbante

Coreografia da música Waka-Waka

Trabalho Colaborativo Auroral
Intervenção Social - os Estudantes do 9º ano

 O Ciclo Autoral visa desenvolver o senso critico dos estudantes, fazendo com que olhe ao seu redor e tenha participação na sua comunidade, seja no âmbito escolar ou social, a fim de desenvolver aptidões que influenciarão em sua vida para que se torne um cidadão autônomo, consciente e participativo. Levando em consideração valores como a responsabilidade e a solidariedade. Campo de estudo refletido pelas turmas:

 9°ano A  


Tecnologia: Fontes de energia, Redes Sociais, Lixo eletrônico, Tecnologia doméstica, Tecnologia na música Tecnologia na medicina/armamentos.









 9°ano B 
Adolescência: Assédio, Gravidez na adolescência, Homofobia, Pedofilia, Bullyng, Criminalidade, Racismo e Drogas.  










 9°ano  C 

Gênero: Homofobia, Mulher no mercado de trabalho, Violência contra a mulher, Mulher no esporte, Beleza da mulher, Machismo e Movimento feminista.




Homenagens
 Estudante Thamires homenageia a Mãe Evanete
 Estudante Kauanny homenageia a avó
Estudante Deborah homenageia as 
Educadoras Priscila Lopes e Solange Alencar

                   EJA                        
Educação de Jovens e Adultos
Estudantes produzem Xilogravuras

para ilustrar seus livros de cordel







  Confecção debonecas abayomi 
 Confecção e exposição de máscaras africanas e boneca Abayomi


Exposição de bonecas abayomi

Leitura de cordel de autoria própria


Riqueza Cultural Brasileira - Culinária Africana



 Seminário de Ciências - tipos de energia
energia renovável e não renovável



A Bruxa Salomé
Projeto Nutrir - Mediadores de Leitura
Nutrir nas Escolas é um dos pilares de atuação do Programa Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis, realizado pela Fundação Nestlé Brasil.O Programa tem como objetivo disseminar conhecimento para ajudar na promoção de hábitos mais saudáveis em crianças, considerando uma educação alimentar e nutricional e a prática de atividade física. Os Mediadores de Leitura da Escola Florestan participaram da iniciativa apresentando a peça "A Bruxa Salomé" para os Estudantes do 1° ano 5°ano, a fim de lhes mostrar os valores da família e uma alimentação saudável.













Apresentação para as Famílias

Turmas do 1°ano









Turmas do 2°ano



Turmas do 3°ano




Turmas do 4°ano









Turmas do 5°ano



Turmas do 6°ano





Turmas do 7°ano












Turmas do 9°ano









Socializações de Aprendizagens de 2016:






Nenhum comentário: