A
Escola Florestan Fernandes realizou neste ano, diversos projetos,
trabalhando múltiplos temas do nosso cotidiano, como: cidadania, ética, mulher,
racismo, matemática, meio ambiente, eficiência energética, entre outros. No 4° bimestre, o tema
proposto foi “Florestan Fernandes e Consciência Negra” que teve como objetivo
valorizar os 20 anos de nossa Escola, estudando a vida do sociólogo e nosso
patrono Florestan Fernandes. Na oportunidade, foi trabalhado o tema consciência
negra, estudando o racismo, a discriminação, a cultura africana e indígena na formação do povo brasileiro. Após o periodo de estudos, foi realizada a Jornada Cultural, quando os estudantes socializaram suas aprendizagens junto aos estudantes das outras turmas e para suas familias.
1° ano A
Musical - A cor do menino
1°ano B
Leitura de Poema Florestan Fernandes
Exposição de cartaz: Florestan Fernandes
1°ano C
Cultura afro-brasileira
2°ano A
Cultura Africana
Roda de capoeira
Exposição: Produção textual - Florestan Fernandes
2°ano B
Contação de histórias - O pote vazio
3°ano A
Contação de Histórias: Menina Bonita do Laço de Fita e
O mundo no Black Power de Tayo
Jogral e música: África
Leitura dos poemas: Zumbi dos Palmares
e Filha da Liberdade
3°ano B
Contação de história: Menino de todas as cores
jogos africanos: Mancala e Shisima
4°ano A
4°ano B
Exposição e homenagem - 20 anos de Florestan Fernandes
Música: Identidade - Jorge Aragão e leitura do poema:
A canção do africano - Castro Alves
Música: Identidade - Jorge Aragão e leitura do poema:
A canção do africano - Castro Alves
4°ano C
Coreografia da música: Pérola Negra
Desfile - moda africana e exposição
Desfile - moda africana e exposição
5°ano A
Culinária, tecidos, bonecas e brincadeira africanas
5°ano B
5°ano C
Leitura de poemas e exposição de máscaras africanas
5°ano D
O continente africano
6°ano A
Navio Negreiro
6°ano B
Coreografia da música Waka-Waka
Cultura Aficana - Arte e Música
Leitura de poemas
6°ano C
Quem é Florestan Fernandes?
6°ano D
Linha do tempo e homenagem ao
Professor Florestan Fernandes
7°ano A
Teatro - Menina Bonita do Laço de Fita
Roda de samba e Capoeira
7°ano B
Nossa Escola, Nossa História
Teatro - Trajetória de Florestan Fernandes
Teatro - Trajetória de Florestan Fernandes
7°ano C
Florestan Fernandes
Raça e gênero nos espaços de poder
7°ano D
Rótulos
Oficina de turbante
Coreografia da música Waka-Waka
Trabalho Colaborativo Auroral
Trabalho Colaborativo Auroral
Intervenção Social - os Estudantes do 9º ano
O Ciclo Autoral visa desenvolver o senso critico dos estudantes, fazendo com que olhe ao seu redor e tenha participação na sua comunidade, seja no âmbito escolar ou social, a fim de desenvolver aptidões que influenciarão em sua vida para que se torne um cidadão autônomo, consciente e participativo. Levando em consideração
valores como a responsabilidade e a solidariedade. Campo de estudo refletido pelas turmas:
9°ano A
Tecnologia: Fontes de energia, Redes Sociais, Lixo eletrônico,
Tecnologia doméstica, Tecnologia na música Tecnologia na medicina/armamentos.
9°ano B
Adolescência: Assédio, Gravidez na adolescência, Homofobia,
Pedofilia, Bullyng, Criminalidade, Racismo e Drogas.
9°ano C
Gênero:
Homofobia, Mulher no mercado de trabalho, Violência contra a mulher, Mulher no
esporte, Beleza da mulher, Machismo e Movimento feminista.
Homenagens
Estudante Thamires homenageia a Mãe Evanete
Estudante Kauanny homenageia a avó
Estudante Deborah homenageia as
Educadoras Priscila Lopes e Solange Alencar
EJA
Educação de Jovens e Adultos
Estudantes produzem Xilogravuras
para ilustrar seus livros de cordel


Confecção debonecas abayomi
Confecção e exposição de máscaras africanas e boneca Abayomi

Exposição de bonecas abayomi
Leitura de cordel de autoria própria

Seminário de Ciências - tipos de energia
energia renovável e não renovável
para ilustrar seus livros de cordel

Confecção debonecas abayomi
Confecção e exposição de máscaras africanas e boneca Abayomi
Exposição de bonecas abayomi
Leitura de cordel de autoria própria
Riqueza Cultural Brasileira - Culinária Africana
Seminário de Ciências - tipos de energia
energia renovável e não renovável
A Bruxa Salomé
Projeto Nutrir - Mediadores de Leitura
Nutrir nas Escolas é um dos pilares de atuação do Programa Nestlé Nutrir
Crianças Saudáveis, realizado pela Fundação Nestlé Brasil.O Programa
tem como objetivo disseminar conhecimento para ajudar na promoção de
hábitos mais saudáveis em crianças, considerando uma educação alimentar e
nutricional e a prática de atividade física. Os Mediadores de Leitura da Escola Florestan participaram da iniciativa apresentando a peça "A Bruxa Salomé" para os Estudantes do 1° ano 5°ano, a fim de lhes mostrar os valores da família e uma alimentação saudável.
Apresentação para as Famílias
Turmas do 1°ano
Turmas do 2°ano
Turmas do 3°ano
Turmas do 4°ano
Turmas do 5°ano
Turmas do 6°ano
Turmas do 7°ano
Turmas do 9°ano
Socializações de Aprendizagens de 2016:
Nenhum comentário:
Postar um comentário