[googlee926c2454a0c3656.html] EMEF Florestan Fernandes: Exposição " Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano" - SESC Ipiranga

botões

Exposição " Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano" - SESC Ipiranga

Nos dias 3 e 4 de julho de 2018, os estudantes dos 8°s anos A, B e C e 7º ano C visitaram o SESC Ipiranga para prestigiar a exposição “Papéis Efêmeros: Memórias Gráficas do Cotidiano”. O termo “Efêmero” é definido por “algo que é passageiro; temporário”, porém, a exposição reúne rótulos, papéis de bala, objetos e impressos que já tinham seu destino definido - o lixo. O propósito da mostra é atribuir valores a determinados objetos, condenados ao rápido desaparecimento e ampliar as possibilidades educativas não formais que possam influenciar efetivamente as visões contemporâneas. Além da observação, a exibição também proporcionou discussões a cerca de questionamentos sociais, como: o consumo, a educação e desigualdade de gênero e a memória afetiva.


  8°ano A  
 Chegada dos Estudantes 


Roda de Conversa: recepção e apresentação dos educadores






 Estudantes observam a exposição









  8°ano B  
 Chegada dos Estudantes


  Estudantes vislumbram as artes expostas








  8°ano C  
Roda de Conversa - Educadora Rayane


Observação - Exposição






  7°ano C  
 Chegada dos Estudantes










                                EXPOSIÇÃO                            


Núcleo Cultura
Difundir para refinar - 
Efêmeros de cada dia

Os impressos expostos neste núcleo, em sua maioria, circulam entre 1900 e 1950, e estão associados às práticas de ouvir e tocar música, comemorar datas festivas, guardar como lembrança datas de nascimento e morte, comunicar atividades profissionais e vender estilos.




















Núcleo Educação
Orientar para crescer


A maioria dos exemplares expostos foi utilizada provavelmente apenas por um ano. São efêmeros por servir às etapas do aprendizado escolar. Em São Paulo, desde a proclamação da república, a escolarização vem sendo priorizada, e uma verdadeira revolução pedagógica aconteceu na década de 1920, com o movimento chamado Escola Nova.





















Núcleo Consumo
Seduzir para consumir


Os Rotúlos e embalagens deprodutos são os papéis mais efêmeros de todo  acervo. São impressos que estão presentes de forma abundante na nossa vida cotidiana e que mais rapidamene descartamos.
















Núcleo Design
Poéticas do Efêmero


Impressos Efêmeros são uma fonte permanente de alimento de linguagem do design gráfico erúdito. Este núcleo reúne publicações que estabelecem diálogos com as múltipas manifestações dessa modalidade peculiar de expressão gráfica, que consegue ser ao mesmo tempo onipresente e invisivel.

















                                                                                                                      

- Registramos nossos agradecimentos aos Educadores: Bel Brito, Guilherme Figueiredo, Rayane Vaz, Nayara, Juliana e Coordenador Diego Zebele, que nos acompanharam maravilhosamente durante a visita.










                                                                                                                   






Nenhum comentário: