UM PATRONO ESPECIAL...UM PRIVILÉGIO DA NOSSA ESCOLA!
FLORESTAN FERNANDES nasceu em São Paulo, no dia 22 de julho de 1920, filho único da imigrante portuguesa Maria Fernandes, não chegou a conhecer o seu pai. Foi criado por sua madrinha Hermínia Bresser de Lima, que lhe despertou o interesse pelos estudos, foi um político, sociólogo e ensaísta brasileiro, considerado o fundador da Sociologia Crítica no Brasil. Viveu entre os dois mundos, o da casa da madrinha e os cortiços da cidade. Abandonou os estudos no terceiro ano do primeiro grau e para ajudar a mãe começou a trabalhar como engraxate. Mais tarde, trabalhou em uma padaria e em um restaurante. Após completar 17 anos, foi incentivado a retornar aos estudos. Matriculou-se em um curso específico e estudou entre 1938 e 1940 o equivalente à sete anos de estudos.
FLORESTAN FERNANDES ingressou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), bacharelando-se em Ciências Sociais em 1943. Entre 1944 e 1946, Florestan cursou pós-graduação em Sociologia e antropologia na Escola Livre de Sociologia e Política. A partir de 1945 atuou como pesquisador e professor assistente de Fernando de Azevedo na cadeira de Sociologia II.
Em 1947, Florestan obteve o título de mestre em Ciências Sociais na Escola Livre, com a dissertação “A Organização Social dos Tupinambá”. Em 1951, obteve o título de doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, com a tese “A Função Social da Guerra da Sociedade Tupinambá”.
Durante a década de 50, tornou-se conhecido pela ardorosa participação na campanha a favor da escola pública.
OBRIGADO MESTRE!!!
Um comentário:
Obrigado mestre!
Postar um comentário