botões

III Jornada de Matemática

                





                       Turmas do  Ciclo I                         


Maria Crislayne, 10 anos e  Renato Braz, 10 anos
Mestres Cerimônia do Ciclo I
Diretor Marivaldo Souza oficializa  a 
abertura da Jornada de Matemática
 Educadores e estudantes acompanham 
execução do Hino Nacional

Estudantes falam da importância da 
Matemática no cotidiano
 Thiago Cruz, 9 anos representa 4os  anos
 
 Rebeca Moreira, 8 anos, fala em 
nome dos colegas dos 3os anos
 Pedro Catalani, 7 anos, representa os  2os anos
 Vitória Lima, 6 anos, representa os 1os anos

Oficina da Casa de Câmbio e Museu do Dinheiro
Turmas dos 1os anos

 

Funcionários do Banco
 
Oficina do Mercadinho 

Oficina do Mercadinho  

  

Oficina do Banco e troca de moeda
 




 
Oficina do Banco

 
 Oficinas: Apresentação dos cartazes
 e instrumentos de medidas - 2º ano A


Estudantes desenvolvem oficinas baseadas nas
 medidas de capacidade e massa

 
Lenda do Tangram - 2o ano B
 

 Diretor Marivaldo e Coordenadora Pedagógica Karoline 
  recebem durante a Jornada de Matemática
Supervisor Escolar Paulo Deloroso, Roberto
 Ferraz e Neide Pessoa representando DOT-P
 

Supervisor Paulo, Roberto e Neide interagem
 nas atividades com os estudantes
Neide Pessoa calculando com os estudantes
 Jogo "Eu tenho... Quem tem?" -  4° ano D
Educadores interagem com os estudantes

   
Jogo das Cartelas- 2° ano C 
 Estudantes Nataly e  Lavínia - 2º C explicam 
as operações usadas no jogo
 Estudantes do 2° ano D participam do jogo 
das cartelas com o 2° ano C


Educação para o  trânsito - 2° ano C
 
Estudantes do 2°ano B interagem no
circuito de trânsito com 2° ano C
 

 Exposição de peso e medida - 3° ano A
  
Diretor Marivaldo participa das atividades 
com estudantes do 3º ano A
 Solange Alencar - Assistente de Diretor
 interage com os estudantes do 3º ano A
 
 Bingo com figuras geométricas - 3° ano C
 
Estudante do 3° ano C auxilia o colega do 3° ano B
 no jogo sudoku com formas gemétricas 
 
Sudoku com imagens de sólidos geométricos
3º ano C

Estudantes do 3° ano D interagem na
 apresentação do 3° ano C


Jogo da Velha com números  - 3° ano D
 
Estudantes do 3° ano C se divertem com a 
apresentação do 3° ano D
Sólidos geométricos -  4º ano A

 Formas Geométricas - 4º ano A

Boliche Multiplicativo- 4º ano A
Coordenadora Pedagógica Karoline Campos 
participa das atividades com os estudantes 
 
Grandezas e medidas
Sistema monetário  brasileiro 
Simulação de uma lanchonete, mercado e feira - 4º ano B

Estudantes de outras turmas interagem 
no "Mercado" do 4° ano B




 
Estudantes Kelly, Rebeca e Vitória 
apresentam o trabalho da turma - 4º ano C
Dramatização com auxílio dos dedos 
explicando a tabuada - 4º ano C

   
 Confecção de dados - 4° ano D
 Estudantes confeccionando dados


                         Turmas Ciclo II                           

Caroline Souza, 14 anos, 8º ano e
 Bianca Barbosa, 10 anos, 5º ano
 Mestres de Cerimônia do Ciclo II
 
Diretor Marivaldo Souza oficializa  a 
cerimônia da Jornada de Matemática
  
Execução  do Hino Nacional

 Cada turma representou um matemático
 com a caracterização e a biografia

 




 
Estudantes apresentam a biografia de seus Patronos 



 Karoline Campos Coordenadora Pedagógica
enaltece a apresentação dos estudantes
 Estudantes caracterizados representam os
 matemáticos patronos de suas turmas

Estudantes apreciam as produções
e trocam experiências nas atividades 
preparadas pelos colegas
Nícolas Brito, 11 anos - 5° ano A
representa Al-Khwarizmi
 
Sistema de Numeração na antiguidade
 5° ano A - Jogos de mesa


Rafael Hiroshi, 11 anos - 5° ano B
representa Euclides de Alexandria
Jogo interativo RPG
    5° ano B - Labirinto Geométrico
Estudantes interagem no labirinto
Labirinto Geométrico
  



 
Lucas Vinícius, 11 anos - 5° ano C
representa Eratóstenes 

Projeto Horta - 5º ano C
 
 Os Estudantes do 5°ano C participaram do Projeto
Horta suspensa, canteiro e culinária - Oficina de plantio de mudas




 
Estudante Lucas apresenta as médias 
de crescimento da cebolinha 
    
 
Preparo do patê


 
Os garçons Guilherme, Matheus e Nicolas
servem os convidados

Os estudantes do 5° ano C preparam e servem
 patê com a cebolinha colhida da horta
 


Diretor Marivaldo e Solange Alencar Assistente de Diretor
experimentam o patê de cebolinha
Paulo Ricardo, 11 anos - 6° ano A
representa Ubiratan D'Ambrósio 
 
   Jogo Mancala - Estudantes do 6° ano A
A Influência da Matemática no cotidiano - profissões
Jogo de percurso

 Jogos de tabuleiro 
 
 Vitória Batista, 11 anos - 6° ano B
  representa Hipatia de Alenxandria
 
A Influência da Matemática no cotidiano
Educação no trânsito     


José David, 13 anos, Matheus Henrique, 12 anos - 6°ano C
representam Malba Tahan - Júlio César
  Conceito da etnomatemática
Dobraduras e Jogo de Memória - 6º ano C




Pedro Luiz, 12 anos - 6º ano D
 representa Platão
 
 Estatística - números para uma boa Saúde - 6º ano D
    

Ângelo Francisco, 13 anos - 7° ano A
 representa o matemático Arquimedes
Estudante Camila Gaspar  apresenta biografia 
do matemático
 "Arquimedes e a Coroa do Rei"
Narração: Gabrielle Medeiros e Weslley Marques 
 
Ângelo Francisco e seus experimentos
Estudantes apreciam a dramatização
 das  descobertas de Arquimedes
 

 Professor Edney orienta os estudantes 
sobre como manusear a experiência


Estudantes ficam encantados ao descobrir que quando 
é colocado o recipiente sobre um prato com água, a água sobe apagando a chama
 


Elenco
Guilherme Camargo, 13 anos - 7° ano B
representa Renê Descartes
 
  Batalha Naval - 7° ano B
Estudantes apreciam exposição de dobradura em 3D - 7° ano B


Wagner Silva, 14 anos - 7° ano C
representa Leonardo Fibonacci 
  
Jogos de tabuleiro  - 7° ano C

Sólidos geométricos




Matheus Marques, 13 anos - 8° ano A
representas Pitágoras
Jogos

Davi Carvalho, 14 anos - 8° ano B
representa Gauss
                          Teatro sobre a vida do matemático Gauss 

 

Estudante Davi Carvalho explica a Teoria de Gauss 
Matheus Santos, 14 anos - 8° ano C 
representa Bháskara

Xadrez Humano - 8° ano C 
 
Estudantes Isabela Araújo e Jéssika Eduarda
 explicam o jogo do Xadrez Humano
Estudantes do 8º ano C e 6º ano D interagem 
 no Xadrez Humano


 Pierre Fernandes, 13 anos - 8º ano D
representa de Tales de Mileto
 

 Teoria de Tales de Mileto 
e jogo da Memória Matemático - 8° ano D
 
 Estudantes do 8° ano A interagem com os
colegas do 8º ano D 

Jogo do tabuleiro - 8º ano D
Jogo da trilha - 8os ano D e A interagindo

               EJA - Educação de Jovens e Adultos     

Ana Gomes - 4ª etapa
Mestre de Cerimônia
Assistente de Diretor Ailton José oficializa  a 
abertura da Jornada de Matemática
Professores e estudantes acompanham o Hino Nacional

 


Dramatização: A importância
da Matemática no cotidiano

Dramatização: A importância da Matemática no cotidiano


Oficina de jogos - 3ª etapa A com 4ª etapa B
Oficina de jogos - 3ª etapa A com 4ª etapa A


Oficina de jogos - 3ª etapa A com 4ª etapa A
participação do Assistente de Diretor Ailton
Oficina de jogos - 4ª etapa C recepciona 3ª etapa A
 Oficina de Tangram




Oficina de jogos

Oficina de Tangram - 4ª etapa A recepciona
os colegas da 2ª etapa
 









Educadores e funcionários





























 

 

 









Educadores em planejamento para a Jornada 




















Educadores planejando 
atividades com os estudantes 















 
 
 
   


 


 


 


 

 

 
   


  
       
 

Educomunicadores




Estudantes Maria Crislayne e Renato Braz com a
Assistente de Diretor Solange
Estudantes Bianca Barbosa e Carol Souza
com o Diretor Marivaldo

 
 Educomunicadores fazem a cobertura do evento












 








Um comentário:

Rose de Sampa disse...

que maravilha!
Parabéns a todos!